Quantidade de Páginas visitadas

HISTÓRICO MAIS COMPLETO: 
redeescola/escolas/9/690/371/arquivos/File/HISTORICODOCOLEGIO.pdf
 
HISTÓRICO RESUMIDO:
A escola foi fundada no dia 1º de julho do ano de 1912, a pedido do Padre Leon Niebieszanski, Vigário da Paróquia Santa Cândida, que procurou atender as necessidades dos moradores do bairro, conseguindo a vinda das primeiras religiosas da CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS DA SAGRADA FAMÍLIA DE MARIA, que foram as fundadoras do Colégio Santa Cândida: "Irmãs Ludovica Babula e Ana Kornovski. 


No início a escola funcionava numa pequena casa de madeira com denominação de "Colégio Santa Cândida'", este nome originou-se em homenagem a imagem da Santa Cândida que foi doada pelo Governo Imperial, adquirida em Portugal no ano de 1877 e que ainda hoje encontra-se na Igreja Paroquial. 

Em 1922, com o auxílio dos moradores, foi construído um prédio de alvenaria com duas salas amplas e moradia das irmãs (casarão).

Em 1922, com o auxílio dos moradores, foi construído um prédio de alvenaria com duas salas amplas e moradia das irmãs, hoje conhecido como CASARÃO. Tombado como patrimônio histórico do bairro de Santa Cândida, em agosto de 1998 foi iniciada a restauração do casarão, a cargo das Irmãs da Sagrada Família e apoio da APM do Colégio, preservando assim a memória histórica do bairro.
Hoje, o casarão é utilizado para Cursos de Informática e Idiomas, uma ampla sala de Vídeo, uma sala de Educação Artística e outra de Ensino Religioso, e também um pequeno museu, onde permanece vivo o passado de nossa escola. 



Em 27 de outubro de 1963 foi inaugurado o novo prédio de alvenaria com 3 salas, secretaria e biblioteca, onde atualmente residem as irmãs.
Até o momento a escola funcionava apenas de 1ª a 4ª séries e com o advento da Lei 5692, em 1973, teve início também o ensino de 5ª a 8ª séries, sendo necessário funcionar em três turnos, por causa da grande demanda.

No início a escola era particular e com o passar dos anos, foi estadualizada para o atendimento da clientela mais carente, que foi crescendo de ano a ano, e, para que isso fosse possível, foi necessário fazer ao Estado, a doação do terreno onde foi construída a atual escola. A Mitra Arquidiocesana de Curitiba fez esta doação, porém manteve a Direção da escola para as irmãs, constando na Escritura do terreno uma cláusula desta garantia que foi aceita pelo estado, razão pela qual não se faz eleição de Diretor em nosso estabelecimento.

Em 1977 foi inaugurado o prédio novo com dois pavilhões: o pavilhão das oito salas e o pavilhão da administração, com o passar do tempo e com o aumento da demanda foram sendo construídos mais pavilhões, totalizando hoje 6 pavilhões.

Em 1994 foi implantado o 2º grau: um sonho da comunidade local.

Em 1997, em parceria APMF / FUNDEPAR, foi realizado mais um sonho: a CANCHA DE ESPORTES e também foi ampliado e melhorado o Laboratório de Física, Química e Biologia.
Também uma capela foi construída pela APMF para comemorar o Jubileu do nascimento de Jesus Cristo, os 500 anos de Evangelização no Brasil e vem de encontro com a filosofia de nossa escola, dirigida pelas Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria que fundamenta seus princípios educacionais nos valores do Evangelho.

Em 1998, foram iniciadas aulas de informática em um pequeno laboratório, conseguido pela FUNDEPAR, neste mesmo ano, com verba do PROEM, foram construídas amplas instalações para mais um laboratório de Informática e Biblioteca. Também em 1998, no mês de agosto, para a alegria de todos, foi iniciada a restauração do casarão, a cargo da Congregação das Irmãs da Sagrada Família com o apoio da APMF, preservando assim a memória histórica de Santa Cândida.

Para comemorar o JUBILEU do nascimento de Jesus Cristo, relembrar os 500 anos de Evangelização no Brasil, e porque vem de encontro a filosofia do Santa Cândida, foi construída uma linda capela, e inaugurada em abril de 2000.

Em julho de 2002, data em que o Santa Cândida comemorou seus brilhantes 90 anos de existência e de trabalho junto à comunidade, mais um sonho se realizou: a inauguração de um auditório, construído em tempo Record pela APM e uma pequena ajuda do Governo do Estado. O Auditório SAGRADA FAMÍLIA (nome dado em homenagem e gratidão a todas as Irmãs da Sagrada Família e todas famílias da comunidade escolar), possui capacidade para 600 pessoas. Espaço de há muito tempo desejado, para realização de reuniões de pais e eventos que acontecem freqüentemente no Santa.

Esta História só foi possível graças ao bom Deus, o esforço da Direção, APMF, corpo docente e comunidade escolar, que sempre estiveram prontos a responder positivamente aos apelos e às necessidades que iam surgindo. 










Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito